Nosso presidente e diretor de criação Tércio Alves, foi entrevistado pela revista Ótima e falou sobre carreira, criatividade, sua volta para São Luís e sobre a agência. Confira abaixo a transcrição completa da matéria. 

“QUEIMA TOTAL” “IMPERDIVEL” A criatividade da sua propaganda vai só até ai?      

O publicitário Tércio Alves retorna a São Luís, monta a Sniper Propaganda e promete injetar um gás de criatividade no mercado publicitário maranhense.
Em 1996, a agência de publicidade DM9DDB lançou um comercial que fez o maior sucesso. Quem não se lembra dos mamíferos da Parmalat? Outras propagandas também estão na nossa memória, como o Garoto Bombril, ou ainda mais recente, o cachorro-peixe da Volkswagen. Mas qual o segredo para uma propaganda se destacar no mercado, agregar valor a marca do anunciante e influenciar o consumidor final? Para o publicitário Tércio Alves, o segredo é a criatividade. Natural de São Luís, Tércio retorna a capital maranhense para abrir a agência Sniper Propaganda e traz a sua bagagem, além dos prêmios ganhos na bem sucedida passagem pela agência Z+ (Havas), grupo de comunicação presente em mais de 100 países; um currículo com campanhas para Hyundai, Penalty, Habib’s, Livraria Cultura, Cinemark, Hospital Albert Einstein, Sucos Manguary, Supermercados Dia, entre outros; e muitas ideias para colocar em pratica no mercado local.

O amor de Tércio pela propaganda começou ainda na infância, quando o seu pai assistia o programa Intervalo, na TVE, apresentado pelo renomado publicitário Lula Vieira. “A propaganda me fascinou, tudo era muito bom, era a época de ouro da propaganda no Brasil”, lembra. Na hora de escolher qual profissão seguir, não pensou duas vezes e começou a cursar Publicidade e Propaganda na faculdade São Luís. Ainda com 18 anos começou a trabalhar em uma agência da cidade. Em 2011 decidiu mudar-se para São Paulo, pois queria, antes de abrir sua agência, ter na bagagem a experiência de trabalhar em grandes campanhas, em uma grande agência. Três anos depois de viver nessa experiência fora, trabalhando na elite da propaganda mundial, o publicitário voltou para montar a Sniper Propaganda, uma agência que promete revolucionar o mercado da comunicação maranhense. “O mercado está cada dia mais difícil para o empresário, a concorrência só aumenta, os lucros estão caindo e os consumidores exigem produtos e serviços melhores e mais baratos. Para manter ou conquistar mercado é preciso investir em um serviço de comunicação estratégica que seja melhor que os dos concorrentes. A propaganda é uma das mais importantes armas que uma empresa tem a sua disposição. E a Sniper já nasceu especialista nessa arma”, garante. Antes mesmo de ser oficialmente inaugurada, a Sniper já possui um case bem

“A PROPAGANDA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES ARMAS QUE UMA EMPRESA TEM A SUA DISPOSIÇÃO E A SNIPER JÁ NASCEU ESPECIALISTA NESSA ARMA.”

sucedido no mercado local, atendendo a escola de cursos profissionalizantes LED. O trabalho desenvolvido por Tércio para a LED vai além de fazer anúncios, ele pensa estrategicamente e se envolve com o negócio do seu cliente. “Eu cuido da comunicação da LED desde da sua inauguração. Hoje ela é referência número 1 do segmento, na frente de concorrentes bem mais antigos. Algumas empresas são tão boas no que fazem que precisam apenas de um bom trabalho de comunicação para crescer”, avalia. “Eu dou uma certa consultoria para os meus clientes, indico ações estratégicas e estudo a fundo o mercado deles, tenho interesse em ajudá-los a crescer. Você faz crescer e cresce junto”, conclui.

 RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

 Nos anos que esteve em São Paulo, Tércio Alves se destacou em várias premiações do mercado publicitário nacional e internacional. Nos primeiros meses morando na capital paulista o publicitário ganhou o prêmio 24/7, do Clube de Criação de São Paulo. “Foi meu primeiro prêmio a nível nacional e foi ele que abriu caminho para que eu pudesse trabalhar na Z+ (Havas), lembra. Em 2013 a sua campanha para a ONG Começo de Vida, que ajuda deficientes visuais a aprender ler em Braile, participou do Festival Internacional de Cannes, considerado o Oscar da publicidade mundial. Em 2014, pelo segundo ano consecutivo, uma outra campanha sua representou o Brasil em Cannes.” É marcante saber que o seu trabalho está sendo reconhecido internacionalmente.

Campanha do publicitário que representou o Brasil no festival de Cannes. O oscar da propaganda.

É bom saber que estamos no caminho certo”, conta. O anuncio “Estudou, empregou”, criado pela Sniper para a escola profissionalizante LED, além de dar um ótimo resultado para o cliente, também teve repercussão internacional. Recentemente o site BestAds elegeu a peça como um dos melhores anúncios do mundo do segmento educação.

CRIATIVIDADE NO DNA

 O mercado de publicidade é acirrado e muitos publicitários apostam em modelos preestabelecidos para propagar os produtos e serviços dos seus anunciantes. Na Sniper o objetivo é criar campanhas inovadoras e apresentar ideias criativas. “Todo mundo sabe que propaganda vende, mas a verdade é que propaganda criativa vende muito mais. O varejo que mostra o preço sem ideia nenhuma, vende. Mas o varejo que trabalha o preço acompanhado de uma grande ideia vende mais e ainda ajuda a construir uma marca forte”, acredita. A busca por campanhas criativas vêm para prender atenção do público em geral, que não liga muito para propagandas. “Só o dono da empresa que está anunciando e a agência que criou compra um jornal ou liga a TV para ver o seu próprio anuncio. Por isso a propaganda tem que ser criativa, ser lembrada e vender muito mais. Não podemos nos dar ao luxo de utilizar velhas formulas que não funcionam mais no mercado de hoje. Afinal, algumas ideias são tão antigas que deveria levar acento, brinca o publicitário.